Make your own free website on Tripod.com

UNIMASTERS - ECO NEWS
Ética e Cidadania

Home

Conheça a Escola
Jornal ECO NEWS
MATÉRIAS Nº 1
MATÉRIAS Nº 2
PROJETO FARMÁCIA VIVA
Educação Ambiental
Lei de Educação Ambiental
Ética e Cidadania
Trabalho Voluntário
Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção
Receitas com Plantas Medicinais
Plantas Daninhas na Medicina caseira
Plantas do Cerrado e do Pantanal
Nomes Científicos das Plantas Medicinais
Contaminação dos Alimentos
Contaminação dos Alimentos 2


Na virada do "novo século", nós descobrimos que nada ou pouco mudou em relação aos problemas sociais que assolam a humanidade, a miséria aumentou junto com a concentração de renda e o número de pessoas que morremdevido aos fatores econômicos, guerras e degradação do ambiente nunca foi tão grande.

No Brasil a concentração de renda é tão injusta que estamos colocados em 3º lugar no "ranking" que mede as desigualdades sociais, os nossos políticos não atendem aos anseios da população, a falta de projetos sociais deixa o nosso povo trabalhador e sofrido, "abandonado" e à mercê da sorte na vida, falta trabalho, falta comida no prato, falta saúde, mas principalmente falta DIGNIDADE e ÉTICA.

A lei de "Gérson" ainda vigorano seio da nossa comunidade onde se procura levar vantagem emtudo e sobre todos, onde existe uma pessoa levando vantagem tambémexiste uma outra que vai pagar por isso.

Será que não está na hora de procurarmos pela ÉTICA? Através dela poderemos encontrar uma outra virtude perdida a DIGNIDADE. E assim poderemos definir o que é mais importante na vida TER ou SER?

Na Biologia o "Homem" é classificado como o único ser pensante e racional, talvez a única coisa importante realmente para o Homem seja a razão, talvez a emoção já não esteja mais conseguindo vencer o poder da ganância.

O que fazer então?

Devemos ter esperança, acreditarem DEUS, mas principalmente AGIR, pois não podemos simplesmenteficar sentados esperando o "bonde da história" passar, e chegarmosno final sem a consciência do dever cumprido.

É através da CIDADANIA que podemos resgatar a DIGNIDADE. No mundo inteiro estão crescendo movimentos de VOLUNTÁRIOS, essas pessoas ajudam outras pessoas mais necessitadas a levarem uma vida com melhor qualidade, o VOLUNTÁRIO é aquele que doa o seu conhecimento, o seu esforço físico e principalmente a sua vontade de ajudar sem receber nenhum bemmaterial em troca, talvez ele seja o responsável pela mudança que está acontecendo, onde as pessoas estão se tornando maissolidárias e mais HUMANAS.

A baixa qualidade de vida da população, devido a problemas de saúde, trazem um grande sofrimento às pessoas das nossas comunidades e são causados pelo ineficiente sistema de saúde, má alimentação, alto custodos tratamentos e pouca eficácia dos remédios farmacêuticos.

Por isso se torna de vital importânciaa criação de um projeto viável, de qualidade e baixo custo.

Vários locais do país já estão implantando projetos alternativos de saúde comunitária devido ao desorganizado sistema de saúde brasileiro. Onde se procura desenvolver uma saúde um poucamais digna das pessoas que trabalham, pagam seus impostos mas não tem acesso ao mínimo de dignidade pelo seu governo.

É de extrema urgência que a ÉTICA e a CIDADANIA, se entrelacem com os modos de vida do povo brasileiro, pois de nada adianta reclamarmos dos nossos políticos e de outros profissionais sem ética, se agirmos como eles.