Make your own free website on Tripod.com
Escola UEDI UNIMASTERS

Home

Conheça a Escola
Jornal ECO NEWS
PROJETO FARMÁCIA VIVA
Educação Ambiental
Lei de Educação Ambiental
Ética e Cidadania
Trabalho Voluntário
Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção
Receitas com Plantas Medicinais
Plantas Daninhas na Medicina caseira
Plantas do Cerrado e do Pantanal
Nomes Científicos das Plantas Medicinais
Fotos de Plantas Medicinais
Holismo e Fitoterapia
Desafios Ecológicos do fim do Milênio
Em Comunhão com a Natureza
Rumo à Ecologia Profunda
Ecologia Profunda
Manifesto pela Concórdia e Paz Mundial
Contaminação dos Alimentos
Aromaterapia
Os Florais de Bach
Fitoterapia
Contaminação dos Alimentos 2
Dez dicas para se proteger do câncer
Aromaterapia

História da Aromaterapia

Histórico

Desde as eras mais remotas da humanidade, os aromastem sido utilizados em rituais diários e durante cerimônias religiosas . A fragância sempre foi vista como manifestaçãoda divindade na terra, uma relação entre os seres humanose os deuses .

A medicina aromática surgiu nos tempos antigosdo Egito, berço da medicina, perfumaria e farmácia, hámais de seis mil anos . Desde os primórdios da civilização humana, os aromas sempre foram utilizados para promover o bem estar,uma importante chave para a manutenção da saúde.

Os aromas ainda que não consigam mudar aspessoas, podem ajudar a criar premissas favoráveis quando adequadamenteescolhidos. As fragrâncias acentuam o aspecto positivoe dinâmicodo SER.

Aromaterapia é a prática de usar óleos de planta voláteis, inclusive óleos essenciais, para bem estar psicológico e físico.

Um agradável, aroma natural pode ter umefeito psicológico positivo no corpo. Foram isolados óleos essenciais que são a pura " essência " de uma planta para prover benefícios psicológicos e físicos quandousados corretamente e seguramente.

Perfume também utiliza óleos de fragrânciaou " fragrâncias ", que não são iguais aos óleosessenciais. Óleos de perfume e fragrâncias contêm substânciasquímicas antinaturais e não provêem os benefíciosterapêuticos de óleos essenciais.

O Benefício De Um " Aroma "

Os óleos essenciais quando são inaladosoferecem benefícios psicológicos e físicos; nãosó o aroma da verdadeira planta estimula o cérebro paraativar um efeito positivo, mas os componentes naturais do óleo essencial que são inalados pelos pulmões tambémpodem prover benefícios físicos. Se não usadoscorretamente e seguramente, porém, o uso de óleos essenciaistambém pode ter conseqüências severas.

O Benefício De Aplicação Física

São acreditados que os óleos que são aplicados à pele são absorvido pela circulação sangüínea. É acreditado que os componentes dos vários óleos ajudam em uma variedade de problemas de saúde, beleza e condições de higiene. Considerando que óleos essenciais são tão poderosos e concentrados, eles nunca deveriam ser aplicados à pele na forma não diluída. Para aplicar óleos essenciais à pele, o óleo puro vegetal deve ser diluído e depois aplicado. Os óleos mais comuns incluem óleo de amêndoa doce e óleo de semente de uva.

Outros Benefícios

Óleos essenciais podem prover outros benefícios.Por exemplo, alguns tipos de óleos agem como um repelente naturale praguicida. Você pode utilizar "velas de citronela " duranteoverão afim de manter distante os mosquitos.A citronela éa propriedade principal destas velas que provêem este benefício.

Misturas De Óleo Essenciais

Podem ser misturados óleos essenciais para prover uma fragrância especialmente agradável e também podem ser usados para trazer um benefício de saúde específico. Uma ação sinergistica é alcançada na mistura de óleos essenciais, os óleos corretos em proporções adequadas trazem um maior benefício que cada tipo de óleo isoladamente.

Sobre Produtos De Aromaterapia

Nem todos os produtos de aromaterapia que vemetiquetados com o palavra "aromaterapia" são puros e naturais.Produtos que contêm ingredientes artificiais não provêemos verdadeiros benefícios da aromaterapia. Na pior das hipóteses,eles não provêem nenhum benefício.Ou melhor, elesprovêem só uma fração do benefício que de um produto natural. Compradores que buscam verdadeiros produtos dearomaterapia têm que verificar os ingredientes listados na embalagemdo produto afim de assegurar que esta não contenha uma fragrância lubrificante ou substâncias químicas impuras.

Objetivo Principal Da Aromaterapia

Curar as causas as doenças embora possam aliviar os sintomas.

Ação Básica Da Aromaterapia

Fortalecer os órgãos e suas funções, bem como agir nos mecanismos de defesa do organismo.Sua ação é reforçada , pela TERAPIA COM FLORAIS, pois esta também visa desenvolver a vitalidade do organismo .

Cuidados No PreparoDa Águas Aromáticas

Para melhores resultados, o ideal é aliar o uso das águas medicinais e a outros tratamentos comoa homeopatia e terapia floral .

As águas aromáticas preparadas em casa não tem conservantes e por isso devem ser usadas no mesmo dia .

O fato de serem naturais não significam que as águas aromáticas não ofereçam riscos a saúde." Quando administradas as essências puras podem ser altamente tóxicas, desencadeando processos alérgicos e irritações sérias".

Evite o contato direto com os olhos para não causar irritação é alergia, salvo indicação médica.

Algumas plantas são fotossensibilizantes e dependendo da composição química dos óleos essênciais, as águas aromáticas podem causar queimaduras na pele ou inibem seu efeito quando expostas ao sol .

Temos que ter bastante cuidado ao preparar as águas aromáticas, pois estas podem ser irritantes aos olhos e mucosas de uma maneira em geral.

Este tipo de preparado visa principalmente levar ao ambiente um odor agradável, sendo as preparações medicamentosas restritas a Manipulação Farmacêutica .

Algumas Ervas Aromáticas

ALECRIM Rosmarinus officinallis .
Popularmente é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da ALEGRIA DE VIVER .

ALFAZEMA Lavandula spica.
Na medicina oriental se constata que a alfazema fortalece a parte IN do indivíduo auxiliando no amadurecimento do lado emotivo .

CAMOMILA Matricaria chamomilla .
É uma planta poderosa como restauradora das força sedo equilíbrio orgânico.

ERVA CIDREIRA Lippia citriodora Melissa officinallis.
Eficaz no tratamento da insônia .

ERVA DOCE Pimpinella anisun.
Auxilia a remover as conseqüências das percepções não completamente assimiladas

EUCALIPTO Eucaliptus citriodora .
Propriedades balsâmicas .

HORTELÃ-PIMENTA Mentha piperita .
Restabelece as energias do organismo.

MACELA Achyrocline salureioides
Descança o corpo, a mente e a essência do ser humano .

ROSA Rosa centifólia.
Animador, anti-depressivo. Popularmente a rosa representa todos os atos de amor .

Massagem

Este é o método mais efetivo de usar os óleos, quando combinado as propriedades dos óleos com o poder terapêutico de toque. Os óleos nãodevem ser usados puros, mas podem ser diluídos em um óleo menos odorífico, como semente de uva, amêndoa doce ou óleo de pêssego. Uma diluição de 3% óleoessencial para óleo de carreador é o mais indicado.Parapeles mais sensíveis ou mililitros de óleocarreador.(6 gotas em duas colheres de chácheias).Mas em todosos casosmenos pode ser definitivamente mais!

Ao contrário do que se lê em livros populares,óleos essenciais não são absorvidos pela pele. Dizerque óleos passam pela pele é um mito que precisa ser exposto.Só porque alguns livros disseram que óleos passam pela pelenão o use com esse intuito. Não há nenhuma evidênciacientífica que óleos são absorvidos pela pele ou entãona circulação sangüínea. Dermatologistas quetambém fizeram experiências demonstraram que óleos nãopassam pela pele. Algumas substâncias químicas podem aparecer no sangue em quantias muito pequenas mas não está provado que a quantia é de valor terapeutico.

A pele é o maior órgão do corpo e é projetada para manter contaminantes do lado de fora não do lado de dentro. Remédios farmacêuticos usam combinações sintéticas especialmente projetadas para passar pela pele.Paraisto foi mostrado que esses óleos possui ação penetrativa, e que também afetam ou irritam, mostrando assim que a pele está trabalhando ou combatendo os contaminantes que estão na pele.

Banhos

Óleos usados em banhos possuem uma ação simples, efetiva e agradável para relaxar e receber os efeitosterapêuticos. Água tem valor terapêutico que aumentaos poderes dos óleos. Usar, somente 6 a 10 gotas de óleoessencial, (ou uma mistura), para a superfície da água,não adicione nenhuma outra substância, por exemplo espumaou óleo de banho, então o submerja o óleo duranteaproximadamente 20 minutos, asim você inala o vapor. (Novamentereduza a quantia de óleo usada em banhos para bebês).

Compressas

Acrescente 5 a 10 gotas de óleo essencial em 100ml de água morna, sature um pedaço de pano de algodão limpo na água, torça fora o excesso e coloque o pano naparte afetada.

Inalações

Adicione 5 a 10 gotas de óleo essencial em uma tigela de cozinhar em vapor água, então coloque uma toalha em cima de sua cabeça e a tigela e inale o vapor durante alguns minutos.