Make your own free website on Tripod.com

UNIMASTERS - ECO NEWS
Contaminação dos Alimentos 2

Home

Conheça a Escola
Jornal ECO NEWS
MATÉRIAS Nº 1
MATÉRIAS Nº 2
PROJETO FARMÁCIA VIVA
Educação Ambiental
Lei de Educação Ambiental
Ética e Cidadania
Trabalho Voluntário
Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção
Receitas com Plantas Medicinais
Plantas Daninhas na Medicina caseira
Plantas do Cerrado e do Pantanal
Nomes Científicos das Plantas Medicinais
Contaminação dos Alimentos
Contaminação dos Alimentos 2

Entrevista (alimentos contaminados por agrotóxicos)

1 Que tipo de doenças são causados por contaminação com agrotóxicos? Quais são os efeitos colaterais a longo ou a curto prazo?

Existem três tipos de contaminação por agrotóxicos: a contaminação do agricultor que aplica o veneno, é o caso mais grave, pois dependendo da dose a que a pessoa é submetida podem ocorrer convulsões epilépticas,alterações motoras e menor capacidade de aprendizagem, além dos efeitos anatomicamente visíveis como mal formações,lesões hepáticas e renais.

No caso do meio ambiente a contaminação dos rios pode afetar os animais que vivem nos rios e os que bebem a água e até o ser humano que junto com água tratada recebe uma dosagem muito alta de agrotóxicos.

Os alimentos e a água quando ingeridos pelos consumidores não apresenta nenhum efeito negativo, e é justamente por isto que em geral as pessoas não se preocupam, mas os alimentos escondem no seu interior moléculas derivadas dos agrotóxicos que deveriam se degradar em pouco tempo, o que acontece na verdade é que algumas moléculas podem permanecer na cadeia alimentar. O consumidor só vai sentiros efeitos em média aos 40 50 anos de idade,pois essas moléculas se acumulam no organismo até o ponto onde começam a causar danos à saúde, tais como o câncer, esterilidade, baixa resistência imunológica, danos ao sistema nervoso alergias, etc.

2 Cite alguns casos

Um caso grave que pude acompanhar foi de um produtor que sofreu de ataques epilépticos,pouco tempo depois de aplicar agrotóxicos na lavoura e um caso de um bebê que nasceu sem cérebro de uma família de agricultores que também não se protegiam da aplicação de agrotóxicos.

3 Contaminação dos animais

Os agrotóxicos afetam toda a cadeia alimentar por possuir efeito acumulativo causando principalmente mal formações, alterações genéticas eesterilidade. Ocorreu uma alteração muito grave como hábito alimentar dos animais, devido à escasses de alimentos e o excesso de resíduos de agroquímicos. A biodiversidade brasileiraf oi degradada primeiramente pelas queimadas, e o aparecimento da agricultura suicida que foi chamada de "A Revolução Verde", acabou levando ao desaparecimento dezenas de espécies de animais e plantas.

4 A agroecologia e o futuro da agricultura

A agricultura ecológica considera os aspectos ambientais e sociais envolvidos no processo de cultivo, dando grande importância para a sustentabilidade ecológica dosistema produtivo.

A sustentabilidade parte do princípio que um vegetal em equilíbrio ambiental e nutricional possui uma maior resistência ao ataque de várias doenças.

As técnicas mais utilizadas na agroecologia vão desde, rotação e consorciação de culturas, adubação verde,adubos orgânicos, utilização de controle natural e biológico contra pragas e doenças, até preservação de matas ciliares, cultivo mínimo e proteção do solo, solarização do solo, além destas técnicas não é permitido a utilização de agrotóxicos e adubos sintéticos.

Geralmente são os pequenos produtores que trabalham em pequenas áreas alguns já utilizam as técnicas a muito tempo, outros estão passando do sistema convencional para o orgânico. São cultivadas várias espécies vegetais como folhas, legumes, frutas e até mele leite orgânico estão sendo produzidos.

5 Efeito direto dos alimentos sem agrotóxicos.
Quando um médico diz para o seu paciente que ele deveria se alimentar melhor,comer mais frutas e proteínas, sais minerais e vitaminas que são essenciais a um bom funcionamentodo nosso organismo, ele está querendo dizer ao paciente que é através desses alimentos que o nosso corpo consegue "energia" e nutrientes para se manter em equilíbrio tornando-se resistente às doenças e ajudando na recuperação. Só para citar um exemplo a beterraba ajuda a combater a anemia,então é um ótimo alimento para corrigir deficiência nutricional em crianças.