Make your own free website on Tripod.com

Home

MATÉRIAS Nº 1 | MATÉRIAS Nº 2 | MATÉRIAS Nº 3 | PROJETO FARMÁCIA VIVA | Educação Ambiental | Lei de Educação Ambiental | Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção | Receitas com Plantas Medicinais | Plantas Daninhas na Medicina caseira | Plantas do Cerrado e do Pantanal | Nomes Científicos das Plantas Medicinais
PROJETO "A CURA PELAS PLANTAS"
MATÉRIAS Nº 1

artigo2.jpg

A DEGRADAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Marcelo Rigotti - Professor de Ciências



Quando pensamos em meio ambiente ou ecologia, sempre imaginamos que devemos preservar os animais, as espécies vegetais, o solo, o ar, a água, mas sempre esquecemos do principal beneficiário de todo esse sistema, que é a espécie humana.

O ser humano ainda não é capaz de entender que os recursos naturais estão sendo exauridos e que muitos destes recursos não podem ser repostos. Muitas espécies animais e vegetais já foram extintas sem que pelo menos tivessem sido catalogadas, as águas do planeta e principalmente dos nossos rios estão sofrendo uma séria degradação por agroquímicos e dejetos humanos, os nossos solos já perderam sua fertilidade natural de tanto receber agrotóxicos e adubos químicos, a devastação das nossas florestas naturais avança a cada dia e vários desertos estão sendo deixados para trás.

Até quando vamos continuar seguindo este caminho de auto destruição, quando é que vamos perceber que a degradação do meio ambiente é a degradação do próprio homem. Quando é que vamos nos conscientizar de que se continuarmos a destruir a natureza, estaremos colocando em extinção uma das mais espécies mais belas e inteligentes deste planeta, a espécie humana.

A população da cidade de Dourados ainda não despertou para o problema, e se nada for feito talvez nunca desperte, será que as pessoas desta cidade não se preocupam ou será que elas pensam que este não é um problema delas.

A maioria das pessoas sempre acha que todos os problemas devem ser resolvidos pelo poder público e que elas não tem condições de fazer nada. Se este tipo de atitude continuar, o que deixaremos para os nossos netos vai ser apenas florestas desertas, rios secos e mares empoeirados e os nossos netos, bem, estes poderão viver em uma redoma de vidro.

A conscientização ambiental deve começar dentro de casa, através da coleta seletiva e um consumo mais ecológico, nas escolas devem ser desenvolvidos projetos que mostrem ao aluno que é possível viver de uma forma mais harmoniosa em relação ao ambiente. Os jovens, principalmente em idade escolar, devem ser conscientizados para que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e ecologicamente corretos, sei que não é um trabalho fácil, mas é uma coisa que deve ser feita, pois corremos perigo e extinção.

Uma frase pode exemplificar a ação de uma pessoa que foi capaz, não de mudar o mundo, mas de mudar a consciência de milhões de pessoas: Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor. Madre Teresa de Calcutá.

cidada-liha-01.gif

artigo2.jpg

SEU JORGE, A ECOLOGIA ESTÁ NO SANGUE



Quem vê este senhor, simples que se diz semi-analfabeto, não imagina o quanto de sabedoria, amor pelo próximo e pelo meio ambiente está guardada em seu coração.

Este homem que veio do Sul em busca de melhores oportunidades e se estabeleceu em Dourados a muitos anos, é uma das maiores referências em plantas medicinais da nossa região, e até mesmo do Brasil.

Desde alunos e professores até pesquisadores já visitaram a casa do seu Jorge que fica em um horto, com plantas medicinais por todos os lados.

Ali também podem ser encontradas dezenas de espécies de plantas desidratadas prontas para serem vendidas aos clientes, plantas que já salvaram e continuam salvando muita gente.

Mesmo passando por dificuldades este homem nunca deixou de ser solidário com os mais necessitados, por isso é referência também na cidadania, pois é um cidadão que trabalha e constrói um mundo melhor.

Nunca vou me esquecer de uma frase que disse certa vez: Existe dois tipos de pessoas no mundo: a que conta estória e a que faz história, e eu quero fazer parte daquelas que fazem história.

artigo2.jpg

save0006.jpg

DENGUE: A CONSCIENTIZAÇÃO É A SOLUÇÃO!

De acordo com o levantamento de dados e de informações no DICOE (Divisão de Controle de Endemias) pode- se constatar, a dificuldade da fundação nacional de saúde, para realizar o trabalho de controle e combate da dengue. Essa dificuldade é proveniente de vários fatores,o principal, é a falta de conscientização da população a respeito do seu papel de cidadão, pois se uma pessoa em um determinado bairro não toma as devidas precauções para evitar a postura de ovos, várias pessoas desse bairro podem se contaminar.

Mas. esse problema não vem de agora, antigamente a fundação,nacional de saúde tinha uma postura paternalista em relação à população, pois o agente chegava nas casas e virava as garrafas de cabeça para baixo, esvaziava pratinhos de plantas etc... 0 cidadão brasileiro se acomodou com essa situação e não se preocupou mais com a prevenção da proliferação dos vetores de endemias.

Como já foi dito, a falta de conscientização é o maior problema encontrado para combater a dengue, pois em uma cidade como Dourados onde existem 49.852 residências, 6.121 comércios, 5.967 terrenos. baldios de em média 360 metros quadrados, e 90% dos focos de dengue estão dentro das casas e quintais, é humanamente impossível, por parte da secretaria de saúde, a prevenção e o combate desses focos.

Mas para esse trabalho de conscientização, necessita-se antes da conscientização por parte do poder público, que parece ser o mais alheio a, essa questão.

João Ricardo O. Silva - aluno do 3º ano (Ens. Médio)

artigo2.jpg

OPINAR OU NÃO OPINAR, DE QUEM É A DECISÃO.

Ao se deparar com alguma decisão, sente-se a necessidade de morrer, assim como os que estão acordados sentem a necessidade de dormir, não que se queira deixar para trás todos os ideais e sonhos, mas morrer, para não ter de tomar algumas decisões que vão definir o seu futuro.

Decisões essas quê podem ser simples, tais como: leite integral ou desnatado? Açúcar ou adoçante? Ã pe ou de bicicleta? Tênis ou sapato?... Como também aquelas decisões que podem mudar as nossas vidas para sempre: Estudar ou trabalhar.? Medicina ou Direito? Casar ou não?...

Na hora em que se toma alguma decisão, sempre tem alguém para criticar nossas opiniões, mas, será que podemos nos deixar influenciar por essas pessoas? A resposta é não. 0 que devemos fazer é ponderar as opiniões e aí sim, escolher um caminho, que para nós será o melhor, pois, em todas as manhãs em que você acordar, quem vai ver uma mulher descabelada ou um homem barrigudo de cueca ou quem vai
pagar as contas ao final do mês, quem perderá noites de sono por causa de um plantão ou por não achar um emprego, não será o critico de suas opiniões, e sim você.

Quem nos alienou, tanto, para que a cada decisão, nós tenhamos que perguntar o que as outras pessoas acham? Será que isso não é morrer para si e viver para os outros? Pois as conseqüências que teremos serão os frutos das decisões
alheias. Por isso devemos morrer, mas morrer para o que os outros pensam e não,realizando em nós suas frustrações.

João Ricardo O. Silva - aluno do 3º ano (Ens. Médio)

artigo2.jpg

CURIOSIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE

- Diariamente uma pessoa adulta produz em média 2kg de lixo comum por dia. Então o modelo trivial de família brasileira que é de 2 adultos e 2 crianças, segundo o censo 2000, produz mais ou menos 180kg por mês,2160k por ano.

- Uma residência brasileira comum (2 adultos 2 crianças) libera na rede de esgoto uma média de 600 litros de dejetos por dia, então um bairro como o residencial Campo Dourado com 214 casas, elimina mensalmente 3.852.000 litros que serão tratados antes de serem jogados no rio Dourados.

- Se à edição dominical de um jornal de médio porte, fosse feito de papel reciclável, 117 árvores deixariam de ser derrubadas

- 0 Brasil é o terceiro maior consumidor de refrigerante e o quarto em mercado de consumo para a cerveja e recicla apenas um quarto de todos os dejetos produzidos por esse consumo.

- Apenas 76% da população brasileira tem acesso a água tratada, índice comparado ao de um país como o Vietnã e o Zimbábue

- No nordeste brasileiro devido falta principalmente de água potável e saneamento básico os índices de mortalidade Infantil se assemelham aos da África.

- 97% da água do mundo é salgada e se encontra nos oceanos e mares 2,15% estão nas geleiras e apenas 0,85% é doce e se encontra nos rios e mares essa é a parte consumida pelo homem.

- A primeira estação de tratamento de água foi construída em 1829 e filtrava a água do rio Tâmisa em Londres.

- A cada 8 segundos morre uma criança por doenças relacionadas com a água, como desinteria e cólera 80% das enfermidades do mundo são contraídas por causa da água poluída.

- 0 desperdício médio em São Paulo é de 40% de toda a água tratada.

- A região Norte detém em seus rios e outras fontes 68,5% da água doce do Brasil e outros 15,7% estão no Centro Oeste.

Felipe Bellucci - aluno do 3º ano (Ens. Médio)