Make your own free website on Tripod.com
Escola UEDI UNIMASTERS

Home

Conheça a Escola
Jornal ECO NEWS
PROJETO FARMÁCIA VIVA
Educação Ambiental
Lei de Educação Ambiental
Ética e Cidadania
Trabalho Voluntário
Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção
Receitas com Plantas Medicinais
Plantas Daninhas na Medicina caseira
Plantas do Cerrado e do Pantanal
Nomes Científicos das Plantas Medicinais
Fotos de Plantas Medicinais
Holismo e Fitoterapia
Desafios Ecológicos do fim do Milênio
Em Comunhão com a Natureza
Rumo à Ecologia Profunda
Ecologia Profunda
Manifesto pela Concórdia e Paz Mundial
Contaminação dos Alimentos
Aromaterapia
Os Florais de Bach
Fitoterapia
Contaminação dos Alimentos 2
Dez dicas para se proteger do câncer
Fotos de Plantas Medicinais

calendula1.jpg

[CALENDULA] CALENDULA
Calendula officinalis
Propriedades: Calêndula é uma das melhores ervas para tratar problemas locais de pele. Infusão ou decocção de pétalas de calêndula diminui a inflamação de torções, picadas, varicose, veias e outras inchações e também acalma queimaduras do sol, erupções cutâneas e irritações da pele. Essa planta é excelente para inflamações da pele causadas por contusão, seu poder anti-séptico e de restabelecimento ajudam a prevenir o alastramento de infecções e acelera o restabelecimento. Calêndula serve também na limpeza e desintoxicação, e a infusão e tintura são utilizadas para tratar infecções crônicas. Tomado internamente, tem sido utilizado tradicionalmente para promover o drenagem de glândulas linfáticas inchadas tal como amigdalite. Anti-inflamatório, adstringente, cura feridas, anti-séptico, desintoxicante.
VOLTA

MENTRASTO
Ageratum conyzoides
Propriedades: Ocorre em quase todo o mundo, possui alcalóides e pode ser usado contra a artrite ou artrose (alivia a dor). Também é usado em contusões e inchaços.
Toxicologia: o seu uso interno não é recomendado pois possui um alcalóide a pilirrizodina que pode causar câncer no fígado.

IPÊ AMARELO
Tabebuia aure
Possui a carobina, a casca é utilizada para males do fígado, estômago, amrelão, vermes, diabetes, febre, malária; a aseiva é usada contra frieira; a folha tostada é estimulante e substitui o mate, além disso pode ser usada contra anemia, hepatite,é diurético e combate a gripe.

PICÃO-PRETO
Bidens pilosa; B. bipinnatus
Propriedades: É conhecida como planta daninha e muito comum no Brasil. É utilizado contra hepatite e malária, e possui efeito anti-cancerígeno. É tomado na forma de infusão.