Make your own free website on Tripod.com

Home

MATÉRIAS Nº 1 | MATÉRIAS Nº 2 | MATÉRIAS Nº 3 | PROJETO FARMÁCIA VIVA | Educação Ambiental | Lei de Educação Ambiental | Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção | Receitas com Plantas Medicinais | Plantas Daninhas na Medicina caseira | Plantas do Cerrado e do Pantanal | Nomes Científicos das Plantas Medicinais
PROJETO "A CURA PELAS PLANTAS"
Educação Ambiental

artigo2.jpg

Em 1992 na reunião mundial sobre o meio-ambiente, chamada Rio92,vários países sentaram-se à mesa e discutiram sobreos problemas ambientais e como combatê-los. Nesse tempo que passou até hoje podemos observar que pouca coisa foi feitapara preservar e recuperar o meio-ambiente.

Hoje a degradação continua, e infelizmente em maior intensidade.O que poderia ter acontecido? Será que os governantes do nosso planeta com tanto poder que possuem não seriam capazes de freara devastação que o desenvolvimento trás consigo.Ou seráque a idéia deveria ter sido implantada de "baixo para cima", ou seja,da sociedade para os governantes e aí sim, dar início ao processode preservação.

Não foi isso que aconteceu e hoje estamos enfrentando problemas para implantar a Educação Ambiental, ou seja, a idéia de preservação na nossa comunidade.

O país enfrenta hoje um problema que poderia ter sido resolvido a muito tempo se tivesse havido um programa de conscientização sobre a energia que desperdiçamos no nosso dia-a-dia.

Pois é aí que entram os projetos de Educação Ambiental nas escolas, que está sendo mais uma vez empurrado "goela abaixo" nos nossos professores que com pouca ou nenhuma experiência sobre o assunto se prestam a implantar projetos sem objetivos e sem conteúdo.

A Educação Ambiental já existe na maioria das escolas, embora os professores não a reconheçam como tal. A feira de Geociências é um exemplo disso, mas na maioriadas vezes o assunto é tratado apenas superficialmentee apenasna época da feira.

O principal objetivo da Educação Ambiental é inserir o aluno na sua realidade, e o trabalho deve ser realizado durante todaa vida escolar do aluno, principalmente mostrando a ele como aplicar o conhecimentoque está recebendo em favor do ambiente.

A implantação desses projetos nas escolas é de vital importância para a sobrevivência do nosso planeta. O homem consegue modificar o ambiente de acordo com a sua conveniência, haja vista que já conquistou o espaço e está construindo cidades no mar, mas será que ele écapaz de salvar o próprio ambiente em que vive?

A educação pode colaborar, e muito, com a solução destes problemas, desde que seja bem aplicada. Mas como é que podemos falar em preservação se a cada dia que passa consumimos cada vez mais, para cada coisa que consumimos houve uma utilização de energia, e as sobras dessa energia consumida para onde foram?

O papel do professor não é o mesmo que era a alguns anos atrás, não basta mais informar o aluno, mas sim prepará-lo para a realidade que pode ter um futuro em uma "redoma de vidro" ou com uma natureza preservada.