Make your own free website on Tripod.com

Home

MATÉRIAS Nº 1 | MATÉRIAS Nº 2 | MATÉRIAS Nº 3 | PROJETO FARMÁCIA VIVA | Educação Ambiental | Lei de Educação Ambiental | Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção | Receitas com Plantas Medicinais | Plantas Daninhas na Medicina caseira | Plantas do Cerrado e do Pantanal | Nomes Científicos das Plantas Medicinais
PROJETO "A CURA PELAS PLANTAS"
Plantas do Cerrado e do Pantanal

PLANTAS DO PANTANAL
1.Tabebuia impetiginosa - Ipê roxo: possui o lapachol e ipeína, indicado para o combate do câncer, adstringente, mucilaginosa, inflamação,possui tanino (5%), em forma de chá ou pomadapode ser utilizada contra impetigo, é abortiva e podedeformar o feto.

2.Tabebuia aure Ipê amarelo: possui a carobina, acasca é utilizada para males do fígado, estômago, amarelão, vermes, diabetes, febre, malária; a seiva é usada contra frieira; a folhatostada é estimulante e substitui o mate, além dissopode ser usada contra anemia, hepatite, é diurético e combate a gripe.

3.Tabebuia heptaphylla Ipê rosa: também possui o lapachol, combate o câncer, é depurativo do sangue, controla males estomacais e é bactericida.

4.Tabebuia insignis Ipê branco-roseado: é indicado para problemas estomacais, do fígado, contra diarréia e vermes.

5.Tabebuia ochracea Ipê amarelo: possui o lapachol e ipeína, é utilizado para combater doenças venéreas e problemas nos rins.

6.Heliotropium indicum Crista de galo: a planta possui propriedades inseticidas, é usado como laxante,diurético, contra tosse, hemorróidas, feridas,úlceras, queimaduras e aftas.

7.Cecropia pachystachya e Cecropia adenopus Embaúba: forma simbiose com a formiga Azteca, é forrageira, possui alta concentração de cálcio (1,33%), alta concentração de magnésio (0,38%), médiaconcentração de fósforo (0,22%), é compostoainda de cobre (10 ppm), zinco (19 ppm) e proteína bruta ( 14%). Possui também alcalóides, resinas e ácido gálico.As folhas são usadas para combater males do coração;a florserve contra bronquite; o broto contra tosse; a folha ea casca sãoutilizadas contra tosse e asma; o fruto e afolha e o broto serve paraferidas, erisipela, doenças dos olhos, diabetes, diarréia ecorrimento.

8.Commelina cf. nudiflora Trapoeraba: é utilizada como forrageira (pastada), bom para leite (15%)de PB. Na medicina caseira é utilizada como colírio, é diurética, serve para reumatismo, angina, hemorróidas,herpes, verruga e hemorragia.

9.Bidens gardeni Picão vermelho: é diurético, usado contra icterícia, úlceras crônicas, é acre e mucilaginosa.

10.Conyza bonariensis Voadeira: é diurética, contra vermes, diarréia e hemorróidas.

PLANTAS DO CERRADO
1.Annoma crassiflora - Araticum do cerrado: Indicações - diarréia e ferimentos.

2.Eugenia dysenterica Cagaita: Indicações antidiarréica ( folhas), soltam intestino (frutos).

3.Solanum lycocapum Lobeira: Indicações- úlcera, bronquite, diabete, asma. Frutos e folhas. As folhas são calmantes.

4.Caryocar brasiliense Pequi: Indicações - xarope peitoral. Usa-se o fruto, flores e folhas. Fruta rica em vitamina A e E.

5.Hyptis ovalifolia - Malva do Cerrado: Indicação para reumatismo. Usa-se folhas e raízes contra fungos.

6.Dypterix alata Baru: o óleo é aromatizante e anti-reumático.

11.Silmatra brasiliensis Taiuiá: é usadacontra dor de dente, como depurativa do sangue, antissifilítica, purgativa, possui a caiaponina e saponina.

12.Euphorbia hyssopifolia Leiterinho: o seu látex é caustico, usado contra doenças dos olhos, endurecimento da córnea, úlceras crônicas.

13.Euphorbia thymifolia Quebra pedras rasteiro verde:possui ação diurética e vermífuga.

14.Hyptis crenata Hortelã brava: usada contra vermes, para doenças do pulmão, como repelentes de insetos, o óleo é aromático.

15.Pterogyne nitens Bálsamo amendoim: árvore, possui ação cicatrizante, a casca é amarga e contém tanino.

16.Senna alata Mata pasto: a folha e a casca possuem ação inseticida, nematicida e carrapaticida. Namedicina caseira é usada para combater piolho, doenças venéreas,a raíz é purgante, usada contra menstruaçãoe para o fígado, possui tanino e ácido crisofânico que éusado para problemas de pele.

17.Enterobium contortisiliquum Ximbuva: do fruto se faz sabão, é abortivo possui saponina, tanino e a casca é usada contra infecções renais.

18.Desmodium barbatum Pega-pega: é usado contra corrimento vaginal e possui ação diurética.

19.Eugenia pitanga Pitanga: a folha é usada contra a diarréia, é aromática, balsâmica, vermífuga, usada contra reumatismo, garganta inflamada, tosse, sistema respiratório, esclerose, febre, possui a pitangina que é sucedâneo da quinina, controla gases, bactérias, repele insetos, o fruto é estomacal e calmante.

20.Amaranthus deflexus Caruru: é o tipo mais comum, desenvolve-se prostrado; é rico em proteínas ferro, potássio, fósforo e cálcio; é preciso cozinhá-lo para eliminar o ácido nítrico.